Av. Pedroso de Morais, 272 - Pinheiros, São Paulo - SP, 05420-000
Entre os metrôs Faria Lima e Fradique Coutinho

comercial@amplix.net

(011) 2476-9015 / 9016

Existem mais de 200 atalhos para o Excel, mas existem 8 em especial que podem lhe ajudar a ganhar produtividade em seu trabalho. Esses atalhos vão lhe economizar mais de 5 cliques para uma única tarefa. Veja a lista:

8 atalhos de Excel que vão dobrar sua produtividade (e quase ninguém sabe)

1. Copiar e Colar valores

Após copiar um valor de uma certa fórmula, você deseja que aquele valor seja fixo. Existem dois caminhos para isso, o primeiro é longo, após copiar selecione página inicial, colar, colar valores. Já o segundo é feito em menos de um segundo com o código ALT+C+V+V, mantenha a tecla ALT selecionada enquanto você pressiona C e duas vezes o V na sequencia demonstrada.


2. Formatação de números

Existem várias formas de formatar um número com atalhos, você pode utilizar CTRL+ SHIFT+% para porcentagem ou CTRL+SHIFT+! para formatar um número, porém existe um comando geral para todos os formatos, utilize o comando CTRL+1. Veja os exemplos: CTRL+ SHIFT+% para porcentagem


CTRL+SHIFT+! para formatar um número
Comando geral para todos os formatos CTRL+1.

3. Atualizar planilha

Uma função muito útil, porém, pouca conhecida por usuários é o atalho F9, ele atualiza a pasta de trabalho, porém existem casos que você apenas quer atualizar a planilha atual, para isso pressione ALT+F9.


4. Selecionar uma linha ou coluna inteira

Selecionar uma linha ou coluna inteira pode ser muito útil quando você quer apagar as informações. Você pode combinar este atalho com o atalho para apagar. Para você selecionar uma linha inteira SHIFT+ESPAÇO, para selecionar uma coluna inteira CTRL+ESPAÇO.
Coluna inteira CTRL+ESPAÇO

Linha inteira SHIFT+ESPAÇO


5. Apagar ou adicionar linha ou coluna.

Após selecionar a coluna ou linha (como na dia 4), você pode utilizar o atalho CTRL – (menos) para excluir ou CTRL + para adicionar.


6. Selecionar apenas células visíveis

Há casos que precisamos copiar apenas as células visíveis, você pode combinar esta função com copiar e colar valores. Para isso utilize o atalho ALT + ; e você apenas irá selecionar o que realmente quer.


7. Iniciar uma nova linha na mesma célula

Este atalho é bem simples e pode salvar bastante tempo. Para começar uma nova linha na mesma célula você pode utilizar o atalho ALT + ENTER. Perceba que ele automaticamente ativa a quebra de texto.


8. Repita o último comando utilizado

O comando que já economizou horas de trabalhos repetidos e maçantes, ele repete suas ações quantas vezes você desejar. Por exemplo você adicionou uma coluna com o comando CTRL+ESPAÇO e CTRL +, mas você precisa não apenas de 1 coluna você precisa de 10 novas colunas. Para isso utilize o atalho F4, ele irá repetir o seu último comando quantas vezes forem necessárias.


Bom trabalho!