Av. Pedroso de Morais, 272 - Pinheiros, São Paulo - SP, 05420-000
Entre os metrôs Faria Lima e Fradique Coutinho

comercial@amplix.net

(011) 2476-9015 / 9016

Dicas para Criar um Bom Painel no Power BI

Dicas para criar um bom painel no Microsoft Power BI


Criar um painel cheio de gráficos, tabelas e cores é fácil com Power BI. Porem mostrar uma informação de maneira Clara e concisa pode ser um desafio até mesmo para profissionais experientes.
Presumindo que você já começou a criar painéis no Power BI, vamos te dar algumas dicas de como torná-los úteis, organizados e Claros.

1 - Conheça seu público-alvo


Primeiros Passos com o Microsoft Power BI

Conhecer seu publico alvo é de grande importância pois dessa maneira você poderá entender quais informações são realmente relevantes para ele. Pode não ser tão útil exibir informações sobre o RH da empresa para gerente de vendas, nem informações de vendas para um gerente de RH.

Manter o foco na apresentação dos dados para cada departamento é essencial para extrair o máximo de praticidade e relevância na reunião.

Um Dashboard em Power BI deve ser direto e reto, não deve exibir as informações nos mínimos detalhes (para isso podemos usar relatórios detalhados para cada área). Muita informação acaba atrapalhando o entendimento e fazendo com que seu publico fique atordoado.

2 – Considere o tamanho do Painel VS o tamanho da tela de exibição


Primeiros Passos com o Microsoft Power BI

Com o Power BI, é possível exibir painéis no Celular. Imagine visualizar 150 gráficos em uma tela pequena. Não é possível analisar essa quantidade de informações em uma tela assim. Da mesma maneira, não é visualmente agradável exibir 3 gráficos em uma televisão de 50”. O Importante é utilizar a tela de do seu painel Power BI de maneira satisfatória para contar sua história claramente e de maneira concisa.

• Se for possível, evite barras de rolagem
• Use o modo de tela inteira (minimizando as opções do Power Bi que não vai utilizar durante a apresentação, como faixa de opções, campos, visualizações e filtros

3 – Mostre apenas o necessário.


Primeiros Passos com o Microsoft Power BI

Com o Power BI, você pode incluir quantos visuais quiser, porem muita informação pode atrapalhar e gerar mais confusão em seu público, por isso se atente aos seguintes itens

• Oculte abas não necessárias para a apresentação.
• Destaque as informações mais importantes, com Cores e tamanhos diferentes.
• Não deixe de fornecer o Contexto, para criar uma apresentação mais intuitiva e que conte uma história.
• A maioria das pessoas irá procurar os principais indicadores na parte superior da tela, por isso utiliza essa área.
• Utilize gráficos de pizza apenas quando houver 8 ou menos categorias. Ninguém entenderia um gráfico com 200 fatias.

4 – Capriche no visual


Primeiros Passos com o Microsoft Power BI

O Power BI disponibiliza inúmeros tipos de visuais para fazer um belo painel. Um painel útil é bom, mas um painel útil e bonito é muito melhor.

• Utilize a paleta de cores de sua empresa, de maneira a customizar o painel e torná-lo mais agradável e padronizado. O Power BI possui diversas opções de cores.
• Use os filtros principais no modo vertical, e os secundários em formato de lista
• A menos que seja realmente necessário, utilize números com no máximo 2 casas decimais.
• Utilize unidades (Milhares, Milhão, Bilhão, Trilhão, etc.) para evitar números enormes e difíceis de ler, ou seja de 3,4 milhões, não 3.400.000.
• Não misture os níveis de precisão do tempo. Quando estiver falando de Dias, procure distanciar o visual dos que falam de anos ou décadas.
• Não sobrecarregue os gráficos com rótulos de dados que não são necessários. Os valores em gráficos de barras são normalmente bem compreendidos sem exibir o número real.
• Não sobrecarregue os gráficos com rótulos de dados que não são necessários. Os valores em gráficos de barras são normalmente bem compreendidos sem exibir o número real.

5 – Conte com a AMPLIX, para treinamentos e consultoria em Power BI


Para dominar ainda mais a Arte de construir bons painéis, a AMPLIX tem profissionais especialistas em Power BI que podem te ajudar.

[+]Conheça a AMPLIX