Av. Pedroso de Morais, 272 - Pinheiros, São Paulo - SP, 05420-000
Entre os metrôs Faria Lima e Fradique Coutinho

comercial@amplix.net

(011) 2476-9015 / 9016

Dicas de Ferramenta (Tool Tips) no Power BI


Uma funcionalidade muito interessante do Microsoft Power BI são as Tool Tips personalizadas, que dão um visual ainda melhor e mais explicativo a seus gráficos e tabelas.

Neste post, vamos mostrar como fazer um Tool Tip de maneira Simples e Rápida.

Acesse o Power BI e crie uma nova página em seu Power BI, clicando no +

Primeiros Passos com o Microsoft Power BI

Com a nova página Criada, vá até o painel formato e defina o tamanho de Página para “Dica de Ferramenta”

Primeiros Passos com o Microsoft Power BI

Note que o tamanho da página será bem reduzido. Este é o espaço onde vamos colocar nossa Tool Tip.

O próximo Passo é Dizer ao Power BI que aquela é uma pagina de tool Tip. Para isso, vamos continuar no formato, mas dessa vez, vá até “Informações de Página” e ative a opção “Dica de Ferramenta”.

Primeiros Passos com o Microsoft Power BI

Pronto, agora podemos começar a colocar as informações que vamos mostrar como Tool Tip. Não esqueça de manter a opção “Aplicar todos os filtros” ativada, no menu “DICA DE FERRAMENTA”

Primeiros Passos com o Microsoft Power BI

Vamos Mostrar um exemplo, inserindo uma tabela que irá mostrar a causa raiz e a ação de melhoria para um acompanhamento de planos de ação.

Neste Caso, nosso arquivo Power BI (PBIX) está mostrando a quantidade de planos de ação aberto em uma grande companhia.

Primeiros Passos com o Microsoft Power BI

Note que em nosso exemplo, temos uma tabela que mostra a lista de planos de ação. Para o detalhamento, quando passamos o mouse em cima de um plano de ação, o Tool Tip irá mostrar a Causa Raiz e a melhoria para aquele plano de ação em específico.

Como fizemos?

Na página que criamos para ser a Tool Tip, Criamos dois Cartões e em Campos, colocamos as colunas de nossa tabela em que estão registradas a causa raiz e a Melhoria. Como ela irá mostrar apenas os valores no Tool Tip, à primeira vista, a página irá ficar assim:

Primeiros Passos com o Microsoft Power BI

Agora, basta voltarmos ao nosso painel e colocarmos essa dica de ferramenta no visual escolhido através da guia formato. Note que ela estará em “Página”

Primeiros Passos com o Microsoft Power BI

Além desse exemplo, podemos incluir qualquer visual nas dicas de ferramentas, inclusive os baixados do Market Place. Podemos até mesmo criar gráficos, tabelas, etc. Basta deixar sua criatividade agir para criar a melhor dica de ferramenta possível.

Conte com a AMPLIX, para treinamentos e consultoria em Power BI


Para dominar ainda mais a Arte de construir bons painéis, a AMPLIX tem profissionais especialistas em Power BI que podem te ajudar.