Como as cores facilitam o entendimento de um gráfico
Porque se preocupar com a cor?
A cor tem um papel fundamental no processamento da informação, o nosso cérebro processa imagens e cores 60 mil vezes mais rápido que um texto, por isso quanto mais harmoniosa sua apresentação/planilha mais fácil será de absorver o conteúdo. Não só isso a cor ajuda o cérebro a dar sentido ao mundo.
Como escolher uma cor?
Para ser direto ao ponto não vou explicar aqui toda a teoria de cor, mas há diversos posts na internet muito didáticos sobre o tema. Mas o conceito central da escolha de cor é conseguir encontrar harmonia no uso das cores, veja o exemplo abaixo:
Isso acontece porque as cores não respeitam a teoria de harmonização das cores. A boa notícia é que você não precisa entender a teoria, pois hoje em dia há diversos sites que podem te auxiliar na escolha da cor.
O básico de cor para você parecer um expert
Há diversos sites pela internet para te ajudar a montar uma Paleta de cor de sucesso. Mas antes usar eles você precisa entender esse conceito simples e fácil sobre uso de cores:
Traduzido de Lifehacker
As cores complementares são quaisquer duas cores opostas entre si na roda. Por exemplo, azul e laranja, ou vermelho e verde.
Cores complementares divididas usam três cores. O esquema leva uma cor e as compara com as duas cores adjacentes à sua cor complementar. Por exemplo, azul, amarelo – laranja e vermelho – laranja.
Cores análogas são quaisquer três cores ao lado do outro na roda. Por exemplo, laranja, amarelo-laranja e amarelo.
Cores triádicas são quaisquer três cores que são igualmente distante na roda de cores. Por exemplo , vermelho, amarelo e azul.
Cores tétrades utiliza quatro cores em conjunto , sob a forma de dois conjuntos de cores complementares . Por exemplo, laranja azul e está emparelhado com amarelo e violeta.
Escolhendo a cor como um Designer:
Há diversos sites pela internet para te ajudar a montar uma Paleta de cor de sucesso. Separamos aqui os nossos 3 favoritos, neles você escolhe uma cor e como quer usar seu esquema de cor explicado acima:
Adobe Color CC
Sessions College
Palleton
Como aplicar as cores em qualquer sistema
Existem vários modos para você colocar as cores selecionadas no seu sistema, os mais comuns são utilizando o RBG (padrão de cores para tela e não impressão) e HEX (Hexadecimal Code). Veja abaixo como incluir uma cor que você deseja no Excel usando o RGB, por exemplo:
Aplicando o RGB no seu Excel
Depois que você incluir o RGB e clicar em “Ok” a cor aparecerá como cores recentes no menu.
Dicas finais
Leve em conta seu público: dependendo da sua audiência sua cor pode mudar, por exemplo um grupo jovem pode ser mais receptivo a cores quentes. Já para uma reunião executiva talvez valha a pena considerar cores mais sóbrias como preto, cinza e vinho. Lembre que uma mesma cor pode variar de temperatura.
Lembre que a cor varia de tela para projetor: se for apresentar em uma sala de reunião, se possível, teste a cor no projetor. É muito comum o projetor alterar drasticamente as cores, em alguns casos até mesmo impossibilitando a leitura.
Não tenha medo de testar: as cores podem ter diversos impactos na apresentação, o que você vai perceber é que muitas vezes vai estar confortável com uma paleta de cores e depois não a quer mais. Mude, veja o que cabe melhor para seu estilo de apresentação e dados.
Paleta monocromáticas: lembre-se que você pode sim montar uma paleta monocromática, variando apenas a saturação da cor. Por exemplo o preto que vai variando entre tons de cinza até ficar branco. Apenas tome cuidado pois elas correm o risco de ficar monótonas.
Bom trabalho!