Av. Pedroso de Morais, 272 - Pinheiros, São Paulo - SP, 05420-000
Entre os metrôs Faria Lima e Fradique Coutinho

comercial@amplix.net

(011) 2476-9015 / 9016

Além de conseguir desenvolver raciocínios e validar hipóteses usando o Excel para se tornar um profissional mais competitivo você deve também conseguir apresentar bem seu ponto de vista em uma apresentação. Quando vamos montar uma apresentação ou mostrar no próprio Excel há 3 coisas bastante importantes: cor, tipografia e nexo. No post de hoje vamos falar sobre cor.

Como as cores facilitam o entendimento de um gráfico

Porque se preocupar com a cor?

Porque se preocupar com a cor?

A cor tem um papel fundamental no processamento da informação, o nosso cérebro processa imagens e cores 60 mil vezes mais rápido que um texto, por isso quanto mais harmoniosa sua apresentação/planilha mais fácil será de absorver o conteúdo. Não só isso a cor ajuda o cérebro a dar sentido ao mundo.

Como escolher uma cor?

Para ser direto ao ponto não vou explicar aqui toda a teoria de cor, mas há diversos posts na internet muito didáticos sobre o tema. Mas o conceito central da escolha de cor é conseguir encontrar harmonia no uso das cores, veja o exemplo abaixo:

Porque se preocupar com a cor?

Isso acontece porque as cores não respeitam a teoria de harmonização das cores. A boa notícia é que você não precisa entender a teoria, pois hoje em dia há diversos sites que podem te auxiliar na escolha da cor.

O básico de cor para você parecer um expert

Há diversos sites pela internet para te ajudar a montar uma Paleta de cor de sucesso. Mas antes usar eles você precisa entender esse conceito simples e fácil sobre uso de cores:

Porque se preocupar com a cor?

Traduzido de Lifehacker

As cores complementares são quaisquer duas cores opostas entre si na roda. Por exemplo, azul e laranja, ou vermelho e verde.

Cores complementares divididas usam três cores. O esquema leva uma cor e as compara com as duas cores adjacentes à sua cor complementar. Por exemplo, azul, amarelo – laranja e vermelho – laranja.

Cores análogas são quaisquer três cores ao lado do outro na roda. Por exemplo, laranja, amarelo-laranja e amarelo.

Cores triádicas são quaisquer três cores que são igualmente distante na roda de cores. Por exemplo , vermelho, amarelo e azul.

Cores tétrades utiliza quatro cores em conjunto , sob a forma de dois conjuntos de cores complementares . Por exemplo, laranja azul e está emparelhado com amarelo e violeta.

Escolhendo a cor como um Designer:

Há diversos sites pela internet para te ajudar a montar uma Paleta de cor de sucesso. Separamos aqui os nossos 3 favoritos, neles você escolhe uma cor e como quer usar seu esquema de cor explicado acima:

Adobe Color CC Porque se preocupar com a cor?
Sessions College
Porque se preocupar com a cor?
Palleton
Porque se preocupar com a cor?

Como aplicar as cores em qualquer sistema

Existem vários modos para você colocar as cores selecionadas no seu sistema, os mais comuns são utilizando o RBG (padrão de cores para tela e não impressão) e HEX (Hexadecimal Code). Veja abaixo como incluir uma cor que você deseja no Excel usando o RGB, por exemplo:

Aplicando o RGB no seu Excel Porque se preocupar com a cor?

Depois que você incluir o RGB e clicar em “Ok” a cor aparecerá como cores recentes no menu.

Porque se preocupar com a cor?

Dicas finais

Leve em conta seu público: dependendo da sua audiência sua cor pode mudar, por exemplo um grupo jovem pode ser mais receptivo a cores quentes. Já para uma reunião executiva talvez valha a pena considerar cores mais sóbrias como preto, cinza e vinho. Lembre que uma mesma cor pode variar de temperatura.

Lembre que a cor varia de tela para projetor: se for apresentar em uma sala de reunião, se possível, teste a cor no projetor. É muito comum o projetor alterar drasticamente as cores, em alguns casos até mesmo impossibilitando a leitura.

Não tenha medo de testar: as cores podem ter diversos impactos na apresentação, o que você vai perceber é que muitas vezes vai estar confortável com uma paleta de cores e depois não a quer mais. Mude, veja o que cabe melhor para seu estilo de apresentação e dados.

Paleta monocromáticas: lembre-se que você pode sim montar uma paleta monocromática, variando apenas a saturação da cor. Por exemplo o preto que vai variando entre tons de cinza até ficar branco. Apenas tome cuidado pois elas correm o risco de ficar monótonas.

Bom trabalho!