Av. Pedroso de Morais, 272 - Pinheiros, São Paulo - SP, 05420-000
Entre os metrôs Faria Lima e Fradique Coutinho

comercial@amplix.net

(011) 2476-9015 / 9016

Antes de desvendar seus mistérios, devemos entender como o PROCV trabalha. O PROCV é uma função que procura e retorna um dado de uma tabela. O “V” em seu nome significa “vertical”, que indica que os dados serão procurados verticalmente na tabela.

Como o PROCV funciona.

O PROCV precisa de 4 informações divididas:
  1. O valor que você está procurando. (valor_procurado);
  2. O range de células que começa na coluna onde está o valor procurado. (matriz_tabela);
  3. O número de colunas, contando da primeira coluna até onde está o valor desejado. (núm_índice_coluna);
  4. O modo da procura (VERDADEIRO = valor aproximado, FALSO = valor exato). (procurar_intervalo).

1. O PROCV procura apenas os valores à direita

Porque se preocupar com a cor?

O PROCV necessita que a tabela, no qual será feita a procura, seja estruturada de forma que o valor procurado esteja à esquerda, e o resultado desejado esteja em qualquer coluna para a direita. Quando o PROCV é utilizado, ele “numera” as colunas, começando da coluna onde encontra-se o valor procurado e aumentando, seguindo para as colunas à direita.

2. O PROCV retorna o primeiro valor encontrado

Porque se preocupar com a cor?

Se na coluna procurada há valores duplicados, o PROCV vai trazer o resultado apenas do primeiro valor encontrado.

3. O PROCV não é influenciado por letras maiúsculas ou minúsculas

Porque se preocupar com a cor?

Para o PROCV, não é importante diferenciar letras maiúsculas ou minúsculas, ele irá considerar os dois casos em uma procura, considerando por exemplo, que o código “ASDF” é igual à “asdf”.

4. O PROCV tem dois modos de procura

O PROCV procura os dados de dois modos: valores exatos e valores aproximados. Em sua maioria, o PROCV é usado para procurar os valores exatos, quando usado por exemplo, para procurar um valor baseado em uma única chave de identificação, como produtos sendo procurado pelo seu código de produto.

Os casos que são utilizados o modo de valores aproximados quando é procurado o melhor resultado. Por exemplo quando procurado o calor de uma comissão em uma base tendo apenas o valor aproximado.

Por padrão o PROCV procura o valor aproximado. Esse diferencial na procura está na 4ª informação que a função necessita. Como essa informação é opcional, caso não seja informada o PROCV irá fazer a procura e retornar o valor aproximado. Caso esse fato não seja observado pode trazer incoerência nos resultados esperados.

Para forçar que o PROCV procure valores exatos, é necessário que em sua 4ª informação seja colocado o valor 0 (zero) ou “FALSO”

Porque se preocupar com a cor?

=PROCV(valor; range; número da coluna; 0)

=PROCV(valor; range; número da coluna; FALSO)

Agora, para usar o PROCV na sua procura por valores aproximados, você pode omitir essa 4ª informação, ou incluir o valor 1 (um), ou “VERDADEIRO”

Porque se preocupar com a cor?

=PROCV(valor; range; número da coluna)

=PROCV(valor; range; número da coluna; 1)

=PROCV(valor; range; número da coluna; VERDADEIRO)

5. O PROCV pode ser utilizado para classificar ou categorizar as informações

Porque se preocupar com a cor?

Caso seja necessário categorizar as informações de uma tabela, o PROCV pode te ajudar facilmente, usando uma tabela auxiliar com informações que classifiquem os dados.

6. Referências travadas tornam o PROCV replicável

Porque se preocupar com a cor?

Há casos em que se faz necessário copiar e colar o PROCV em outros campos, e caso sua range de dados não estejam travados, esse processo pode causar a perda de referência do PROCV. Para evitar tal problema, é possível travar suas referências apertando F4 quando selecionadas, na construção da função

7. Ranges nomeadas ajudam na compreensão do PROCV e torna a função replicável

Porque se preocupar com a cor?

Ranges nomeadas tornam a função mais limpa e fácil de identificar a origem dos dados. E além disso, ranges nomeadas são também referência travada, o que traz a vantagem do PROCV ser copiado e colado em outras áreas sem que perca sua coerência.

8. Inserir colunas pode quebrar o PROCV

Porque se preocupar com a cor?

Inserir uma coluna nova em uma tabela onde o PROCV faz sua procura pode acabar estragando a função. Isso porque se a nova coluna estiver entre o valor procurado e o desejado, o número de colunas entre ela é aumentada, mas na formula o valor de colunas continua o mesmo, e o PROCV acaba perdendo sua coerência nos valores.

9. Números configurados como texto pode causar erro de procura

Porque se preocupar com a cor?

Caso sua procura em uma tabela seja por um número especifico, mas na tabela, a coluna contendo o número procurado está configurado como texto, o PROCV não será capaz de encontrar o valor e ira retornar #N/A informando que não foi possível concluir a busca.

10. O PROCV procura apenas por um único critério

Porque se preocupar com a cor?

O PROCV pode apenas procurar pelo resultado usando apenas um valor de referência, não sendo possível incluir outros critérios nessa procura.

Para “resolver” essa limitação, pode ser usado valores concatenados para criar um PROCV que utiliza referência múltiplas.

Bom trabalho!